Inovação é entender o produtor rural e conectá-lo às mudanças tecnológicas, diz Paulo Ozaki
Palestrante ressaltou que é preciso compreender a definição de tecnologia e inovação para que o produtor rural continue líder de mercado
O avanço da inovação tecnológica no setor agrícola tem sido um catalisador para melhorias significativas na produtividade, eficiência e sustentabilidade. Defendendo pilares que o produtor rural precisa priorizar para continuar líder de mercado, o superintendente do AgriHub e engenheiro agrônomo, Paulo Ozaki, reforçou as soluções tecnológicas que ajudam o produtor rural a melhorar o seu desempenho no campo.
Paulo Ozaki proferiu a palestra “Inovação: um caminho sem volta para o produtor rural”, nesta sexta-feira (12/04), dentro da programação da feira agropecuária Parecis SuperAgro. A palestra de Paulo Ozaki contou com o patrocínio do SENAR Mato Grosso.
“Temos uma série de tecnologias que proporcionou estarmos aqui hoje e foi criticada no começo. Como se essas tecnologias não encaixassem no nosso sistema e na nossa realidade. Hoje, temos, por exemplo, tecnologias disponíveis para agricultura sustentável e é de extrema importância voltarmos o olhar para a evolução da agricultura mundial”, disse, exemplificando que a inovação acontece quando há uma mudança na tecnologia. “A semente de milho híbrido é uma delas”, lembrou.
De acordo com Ozaki, é preciso compreender a definição do que é tecnologia e inovação e o que estrutura a melhoria do sistema produtivo. Ele citou um estudo da Embrapa onde aponta que 50% dos pecuaristas podem deixar o ramo, e que um dos pontos, é a dificuldade em encontrar profissionais qualificados para executarem as operações agrícolas nas fazendas. “Já tem empresa pensando nisso com os tratores automáticos. Isso pode estar longe da realidade hoje, mas daqui 10, 20 anos, será que isso não vai ser o normal?”, questionou.
PARECIS SUPERAGRO
O presidente do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis e organizador da feira, Bruno Giacomet, por sua vez, lembrou que em visita ao Centro de Pesquisa da Bayer foi possível verificar in loco uma tecnologia que vai revolucionar a produção de milho. “Se trata do Short Corn, esse milho está há 15 anos sendo desenvolvido e eles acreditam que dentro desta década será lançado. A tecnologia melhora a estabilidade da planta, a tolerância ao acabamento do caule e ajuda a melhorar a colheita até em condições ambientais desafiadoras”, ressaltou.
Ainda nesta sexta, acontece na Parecis SuperAgro, as palestras: “O que você precisa saber para defender o Agro”, com Caio Copolla e “O poder da Motivação”, com Cristiano Lopes.
SERVIÇO
A 15ª edição da Parecis SuperAgro acontece entre os dias 09 e 12 de abril de 2024, no Parque de Exposição Odenir Ortolan, em Campo Novo do Parecis. Para a realização da Parecis SuperAgro, o Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis conta com o patrocínio do SENAR Mato Grosso; Aprosoja Mato Grosso; Áster Máquinas – John Deere; Mosaic Fertilizantes, Coprodia; e Sete Rural Negócios Imobiliários. A Parecis SuperAgro conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Campo Novo do Parecis; Da Câmara dos Vereadores de Campo Novo do Parecis, Estância Bahia, AMPA e Sindicatos Rurais da região do Chapadão do Parecis.
Para mais informações, acesse o site oficial do evento (www.parecissuperagro.com.br) e acompanhe a rede social da feira (https://www.instagram.com/parecis.superagro/).